10 março 2026

Quando ainda não existia internet

 

Uma BBS dos tempos modernos

Antes da internet como conhecemos hoje, com sites, redes sociais e vídeos instantâneos, existia um mundo digital que funcionava de um jeito bem diferente. Esse mundo era o das BBS, sigla para Bulletin Board System, ou "Sistema de Quadro de Avisos". E sim… ele funcionava usando a linha telefônica da sua casa.


Tudo começava com um telefonema

Nos anos 70 e 80, quem queria se conectar a uma BBS precisava de três coisas:

  • Um computador pessoal
  • Um modem
  • Uma linha telefônica comum

O modem era o aparelho que traduzia os dados do computador em sons, aqueles chiados que muita gente ainda lembra. Esses sons viajavam pela rede telefônica até outro computador, que geralmente ficava na casa de alguém comum. Isso mesmo: a maioria das BBS não ficava em empresas, mas na casa de entusiastas de informática. Uma das primeiras BBS da história foi criada em 1978 por Ward Christensen e Randy Suess, nos Estados Unidos.

Modems USRobotics externos, típicos da década de 80




A Tecnologia e a Velocidade

Nada de servidores gigantes. As BBS rodavam em microcomputadores da época, que eram máquinas baseadas em processadores simples, com pouca memória (às vezes menos que um arquivo de texto atual) e armazenando tudo em disquetes. No Brasil, era comum ver BBS rodando em clones nacionais de micros estrangeiros, como os compatíveis com CP/M ou MSX.

E a conexão era muito lenta. Velocidades comuns eram de 300 bps (bits por segundo) a 1200 bps, e 1200 já era um luxo!. Para você ter uma ideia, a internet de hoje provavelmente é milhões de vezes mais rápida.4


A Primeira Rede Social da História

Apesar da tecnologia limitada, o lado mais importante das BBS era o social. Era praticamente um WhatsApp, um Fórum e um Google Drive, tudo misturado em modo texto. As pessoas se conectavam para:

Trocar mensagens (funcionava como um e-mail primitivo)

Participar de fóruns, conhecidos como "message boards"

Baixar programas e jogos

Compartilhar textos e ideias

Com o tempo, surgiu a ideia de ligar várias BBS entre si. Assim nasceu a FidoNet, uma rede mundial que permitia enviar mensagens entre cidades e trocar arquivos entre países. E tudo isso usando telefone, com as BBS ligando umas para as outras durante a madrugada para baratear o custo da ligação.


O Cenário Brasileiro


MANDIC BBS uma das maiores do Brasil


Nos anos 80 e início dos 90, o Brasil viveu sua própria era de BBS. Como a telefonia era cara, as conexões eram normalmente locais, dentro da mesma cidade e a conexão feita depois das 0:00hs, onde a chamada era mais barata e o telefone estava livre. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, surgiram dezenas de sistemas mantidos por estudantes, engenheiros, radioamadores e apaixonados por informática.

As comunidades eram muito ativas, trocando softwares, lendo jornais digitais, compartilhando jogos e fazendo debates políticos e culturais. Tudo via texto. Nada de imagens ou vídeos, só ideias.


O Espírito das BBS Continua Vivo!

Com a chegada da internet comercial nos anos 90, as BBS começaram a desaparecer. Mas deixaram um legado enorme: fóruns, redes sociais, e-mail, download de arquivos e comunidades online praticamente nasceram ali.

Se você acha que as BBS morreram, pense de novo. Hoje, em pleno século XXI, existe uma comunidade mundial de entusiastas que ainda se conecta usando máquinas antigas, muitas vezes com o hardware original. Computadores como TRS-80, MSX, Apple II e sistemas CP/M ainda conseguem acessar as BBS modernas.

Como as linhas telefônicas desapareceram, a mágica moderna funciona assim:

Entusiastas usam WiFi Modems ou Ethernet Modems.

Esses dispositivos enganam o computador antigo, fazendo ele acreditar que ainda está discando para outro sistema.

Em vez de discar, eles conectam via Telnet ou SSH, protocolos que funcionam como uma ligação digital pela internet.

Na prática, o computador pensa que está em 1985, mas na verdade está em 2026. E a interação continua igual, com fóruns, chats, troca de arquivos e mensagens entre usuários. Mais do que nostalgia, é uma forma de preservar a história e manter essas comunidades vivas.

 

Quer voltar no tempo? Veja algumas BBS Brasileiras ativas hoje:

Você pode usar o seu computador atual para vivenciar essa experiência. Aqui estão alguns sistemas que ainda funcionam:

Nome da BBS

Endereço

Porta

Observações

SoftSolutions

softsolutions.net.br

2023

Integra com Fidonet

Clube da Insônia

bbs.conf.eti.br

23

Estilo clássico

Baffa BBS

baffa.zapto.org

2323

Veterana

Terra Brasilis

tbrasilis.ddns.net

23000

Comunidade ativa

Micronet BBS

micronet.ddns.net

2323

Mensagens e troca

Cult of Shaky Shell

35.198.6.23

8888

Interface ANSI


Indo mais além, este site possui um catálogo extenso com referencias de muitas BBS modernas no mundo.



Como conectar no Windows usando o Putty:

Tipo de conexão: Telnet

Host: bbs.conf.eti.br (exemplo)

Porta: 23




 


Modem WIFI Nanico



Um modem Nanico para conectar os CP500, C300, ou qualquer outro computador antigo. Isso inclui Os meus CO500 e CP300 Nanicos.

Vasculhando na Net achei vários projetos de modem WIFI que permitem a utilização de computadores antigos as BBS, como se estivessem fazendo isso nos anos 70 e 80.

Estes modem possuem hardares modernos, utilizando modulos como o ESP8266. O que escolhi, foi o projeto que esta em https://github.com/mecparts/RetroWiFiModem , tem um hardware e software bem completos, incluindo LEDs de status e também a emulação do som que se houvia durante a discagem e negociação de conexão. A escolha por este me caiu bem, pois eu tinha todos os componentes nas minhas caixinhas de acumulador.


O resultado final

Comprei duas caixas plasticas da PATOLA que parecem ter sido feitas para o projeto, cada uma com seu estilo remetendo a modem retro.








Como as conexões sao poucas, neste meu protótipo, nem me preocupei em fazer uma montagem limpa e bonita, afinal é um daqueles protótipos definitivos.

Nesta montagem, não inclui o conversor TTL para RS232, pois somente será utilizada nos CP300 e CP500 nanicos, via USB.

Protótipo



CP500 Nanico com WIFI modem Nanico


CP300 Nanico baixando arquivo da BBS




 

3 comentários:

  1. parabéns!! muito legal, um dia quero fazer pra usar aqui no de casa

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e instrutivo Artigo !

    ResponderExcluir
  3. V92 nos anos 80? Teve nao...e os primeiros courier eram um pouco diferentes

    ResponderExcluir