O que é ARISS?
Amateur Radio on the International Space Station (ARISS)** é um programa internacional que permite que estudantes usem rádio amador para conversar diretamente com membros da tripulação que vivem e trabalham na Estação Espacial Internacional (ISS).
O ARISS é uma iniciativa conjunta de sociedades internacionais de rádio amador e agências espaciais que apoiam a ISS, incluindo a NASA, a agência espacial russa Roscosmos, a Agência Espacial Canadense (CSA), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Agência Espacial Europeia (ESA).
O objetivo principal do ARISS é promover a exploração de tópicos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
O ARISS faz isso organizando contatos agendados via rádio amador, na frequência de 145.800 Mhz, entre membros da tripulação a bordo da ISS e estudantes.
Antes e durante esses contatos de rádio, estudantes, educadores, pais e comunidades participam de atividades de aprendizado práticas relacionadas ao espaço, tecnologias espaciais e rádio amador.
Como funciona o ARISS?
As escolas podem enviar propostas ao ARISS para organizar contatos diretos, onde um rádio amador na escola se conecta à ISS, ou contatos de teleponte, onde a escola se conecta por telefone a uma estação terrestre de rádio amador ligada à ISS.
Durante um contato ARISS, os alunos podem fazer perguntas aos astronautas sobre como é viver e trabalhar no espaço, sobre experimentos científicos conduzidos na ISS e sobre suas carreiras.
O ARISS também oferece oportunidades para os alunos aprenderem sobre comunicação por satélite, tecnologia sem fio e ciência do rádio.
Quem pode participar do ARISS?
O ARISS está aberto a estudantes de todas as idades e níveis de ensino.
As escolas devem ter o apoio de um operador de rádio amador licenciado para participar do programa.
Por que o ARISS é importante?
O ARISS oferece aos estudantes uma experiência única e emocionante de se conectar com astronautas e aprender sobre ciência e tecnologia espacial.
O ARISS também pode inspirar os alunos a seguir carreiras em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
O ARISS é uma ótima maneira de promover o interesse dos estudantes em rádio amador e ajudá-los a desenvolver habilidades valiosas em comunicação e resolução de problemas.
Se você é um estudante, educador ou operador de rádio amador interessado em participar do ARISS, visite o site oficial do programa em [https://ariss-usa.org/](https://ariss-usa.org/) para obter mais informações.
Qualquer pessoa pode captar as transmissões da ARISS.
Captura de mensagens da ARISS é uma atividade emocionante para radioamadores, que permite acompanhar as transmissões da Estação Espacial Internacional (ISS) e, em alguns casos, participar de contatos diretos com astronautas. No entanto, exige equipamentos específicos e conhecimento técnico.
O que você precisa:
Um rádio VHF/UHF com capacidade de operar nas frequências utilizadas pela ARISS. A frequencia a ser sintonizada é de 145.800 MHZ.
Antena: Uma antena direcional VHF/UHF, de preferência com ganho, para melhorar a recepção dos sinais fracos da ISS. Em algumas condições um radio HT pode captar o sinal sem antenas de alto ganho.
Um software como o Orbitron, ou ISS DETECTOR, que permite acompanhar a passagem da ISS e ajustar a antena.
Software de decodificação das imagens transmitidas como O ROBOT 36 para decodifica as imagens.
Conhecimento técnico: É fundamental entender os conceitos básicos de rádio amador, como frequência, polarização, efeito Doppler e propagação.
Como proceder:
1. Acompanhe a programação da ARISS: Verifique o calendário de contatos no site oficial da ARISS para saber quando a ISS estará passando sobre sua região e quais as frequências utilizadas.
2. Configure seu equipamento: Ajuste seu rádio para a frequência correta e polarização. Utilize o software de rastreamento para acompanhar a passagem da ISS e apontar sua antena na direção correta.
3. Ajuste a frequência: Devido ao efeito Doppler, a frequência da ISS varia durante a passagem. Utilize o software de rastreamento para acompanhar essa variação e ajustar o rádio em tempo real.
4. Grave a transmissão: Para uma melhor análise, é recomendado gravar as transmissões. Existem diversos softwares e hardware para essa finalidade.
5. Decodifique a mensagem: Em alguns casos, as mensagens podem ser codificadas. Você precisará de software específico para decodificá-las.
Dicas importantes:
Comece cedo: A recepção da ISS pode ser desafiadora, especialmente para iniciantes. Comece a praticar com antecedência para se familiarizar com o equipamento e o procedimento.
Seja paciente: A recepção de sinais da ISS pode ser instável devido a diversos fatores, como condições atmosféricas e interferências.
Participe de grupos de radioamadores: Compartilhe suas experiências e aprenda com outros radioamadores que já possuem experiência em captar sinais da ISS.
Onde encontrar mais informações:
Site oficial da ARISS: https://ariss-usa.org/
Grupos de discussão de radioamadores: Existem diversos grupos online e fóruns onde você pode encontrar informações e trocar experiências com outros radioamadores.
Os contatos e transmissões são agendados em eventos especiais, consulte a agenda no site da ARIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário