quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Super Probe, a evolução do Logic Probe

Hoje em dia, até me surpreendo  quando vejo que muitos entusiastas de eletrônica desconhecem um instrumento muito útil no desenvolvimento ou reparo de circuitos digitais, o Logic Probe.

Acontece que a maioria dos circuitos digitais de hoje utilizam microcontroladores que fazem funções antes somente conseguidas com muitos circuitos discretos, quando utilizavam-se muitas portas lógicas e consequentemente muitos circuitos integrados, dai, as ferramentas de simulação existentes praticamente dispensam o "debug" dos circuitos com um Logic Probe.

A popularização dos microcontroladores também nos permitiu construir instrumentos muito mais aperfeiçoados e com múltiplas funções em espaços modestos.

O Super Probe é uma evolução do Logic Probe, implementado com microcontrolador PIC e que acrescenta múltiplas funções em um encapsulamento onde antigamente somente caberia um simples Logic Probe.

A ideia original do Super Probe foi publicada no site Mondo Recnology ( http://mondo-technology.com/super.html ). A versão inicial possuía 16 funções e como o projeto é aberto, logo surgiram versões com mais de vinte funções.

A versão que montei foi um desses aperfeiçoamentos feito por Heli Tejedor  ( http://heli.xbot.es/?p=40).

As funções nativas da versão de Heli são:

Logic Probe, Gerador de Pulsos, Voltímetro em duas escalas, Tensão de junção de diodos, Ohmimetro com sinal sonoro, Capacímetro, Medidor de indutância, Frequencímetro, Contador, Gerador de sinais, Gerador de seguência ASCII em 8 velocidades (baud), Gerador de notas MIDI, Gerador de sinal para servos RC, Medidor de sinal de servos RC, Gerador de onda quadrada, Gerador de ruído branco, Gerador de sinal para IR em 6 frequências, Gerador de PWM, Gerador de padrão NTSC e Cronômetro.


O código é aberto, e as funcionalidades podem ser alteradas e novas funções podem ser acrescentadas. No site do Heli, estão todas as informações e arquivos para montar seu Super Probe Plus.

Vale a pena conferir o projeto e, com um pouco de habilidade e uns poucos componentes, montar um instrumento muito versátil e que com certeza será muito útil em sua bancada.

Abaixo as fotos do meu exemplar, a caixa foi feita com chapas de acrílico de 2mm de espessura cortada a laser, a montagem foi em uma placa padrão perfurada para utilizar o menor tamanho possível.

Minha versão, que batizei livremente de 4.3, tem pequenas alterações  sobre a versão do Heli.

1 - Por utilizar um display de catodo comum de alta eficiência, utilizei resistores limitando a corrente nos segmentos, isso baixou o consumo total para cerca de 15mA.

2 - Inseri um botão a mais "S" para facilitar a alternância para sub-modos de algumas funções.

3 - Mudei o firmware para compatibilizar com a mudança acima.



Este é minha versão do manual, traduzida para o português a partir do original do Heli, incluindo-se as modificações da minha versão:

Manual_SuperProbePlus_43.pdf

Este é o esquema da minha versão 4.3:


SuperProbePlus_esquema


Este é o arquivo do firmware (HEX) do software com as alterações:


SuperProbePlus_2014_ver43.hex






Fotos do meu protótipo:


























10 comentários:

  1. achei interessante seu projeto , vc poderia postar foto do layout da placa

    ResponderExcluir
  2. Vou montar uma superprobe para mim e acabei caindo em seu blog via google mas vi que tem bastante coisa interessante além da superprobe :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Everaldo !!!
    Poderia me enviar o arquivo .asm (código fonte) para eu tentar compilá-lo???
    Estou usando o seu arquivo .hex (hexadecimal) e não tá dando certo.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Everaldo. Primeiro quero parabenizá-lo pela sua montagem. Eu montei o superprobe MKII (arquivos de outros sites), tive alguns problemas com relação ao firmware, mas no final consegui ligar o teste. Me deparei com uma instabilidade muito grande, pois hora a probe liga, hora não (apesar de estar alimentada com 5V, o display não acende), e também tem alguns segmentos que não estão acendendo na posição correta, conforme deveriam. Não é erro de pinagem do display, pois em algumas funções eles acendem corretamente.
    Diante desses problemas, e vendo a sua montagem funcionando perfeitamente, gostaria de refazer tudo com as suas modificações.
    Infelizmente não consigo baixar os seus arquivos. Eles não estão mais disponíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antônio. Tudo tranquilo???
      Meu problema é que com os arquivos do Everaldo, eu não consigo êxito na montagem da Super Prob do mesmo.

      Excluir
  5. Everaldo por favor, tem como atualizar os links dos arquivos?, todos estao dando erro 504

    ResponderExcluir
  6. Everaldo por favor, voce pode corrigir os links dos arquivos?

    ResponderExcluir
  7. stainless steel slot machine: Play with stainless steel
    It means the roulette wheel of roulette. titanium flat irons The roulette titanium trim reviews wheel is a very complicated table game. If cobalt vs titanium drill bits you've played roulette on galaxy watch 3 titanium roulette for the past thirty years titanium keychain and

    ResponderExcluir
  8. Olá Everaldo, parabenizo-o pelo seu projeto do superprobe plus, peço a gentileza de solicitar a documentação e o firmware para sua realização, parabéns novamente e envio meus melhores cumprimentos.
    Meu e-mail ik6oyk@gmail.com

    ResponderExcluir