Nos últimos anos, dediquei-me ao projeto e desenvolvimento de simuladores de voo para treinamento de pilotos comerciais. Os simuladores voltados para a representação de grandes aeronaves, como o Boeing 737 e o Airbus A320, utilizavam o Microsoft Flight Simulator como o núcleo central da simulação.
A evolução do Microsoft Flight Simulator
Início (1982–1995)
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Microsoft Flight Simulator 1.0 (1982):
Desenvolvido originalmente por Bruce Artwick e sua empresa subLOGIC, o software foi licenciado pela Microsoft e lançado para IBM PCs. Ele trazia gráficos simples em preto e branco e simulações rudimentares. -
Flight Simulator 2.0 (1984):
Introduziu melhorias nos gráficos e em mecânicas de voo. Foram adicionados cenários básicos e simulação mais realista de instrumentos. -
Flight Simulator 3.0 e 4.0 (1988–1989):
Melhoraram os gráficos e a interação com o ambiente. Foi nessa época que o simulador começou a permitir a personalização de cenários. -
Flight Simulator 5.0 (1993):
Primeiro a usar gráficos em cores verdadeiras e dados de terreno baseados em mapas reais. Foi um marco para a imersão.
Evolução e Expansão (1995–2006)
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Flight Simulator 95 (1996) e Flight Simulator 98 (1997):
Versões otimizadas para Windows 95 e Windows 98. Introduziram suporte a joystick e melhorias no controle de tráfego aéreo. -
Flight Simulator 2000 e 2002:
Implementaram gráficos mais detalhados e sistemas avançados de aviação, incluindo cenários em 3D e controle de tráfego aéreo aprimorado. -
Flight Simulator 2004 ("A Century of Flight"):
Comemorou 100 anos da aviação. Trouxe aeronaves históricas e cenários mais realistas, marcando um ponto alto da série. -
Flight Simulator X (2006):
Um divisor de águas, com suporte a multiplayer, gráficos detalhados, e integração de missões para uma experiência mais envolvente. Tornou-se a referência em simulação de voo por muitos anos.
Hiato e Renascimento (2007–Presente)
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Hiato após FSX:
Após o lançamento de FSX, a Microsoft encerrou o suporte à franquia em 2009, mas comunidades de fãs e desenvolvedores terceirizados mantiveram o simulador ativo. -
Microsoft Flight (2012):
Tentativa de reinvenção, mas com um modelo de negócios free-to-play e foco em acessibilidade. Foi mal recebido por não atender às expectativas dos entusiastas hardcore. -
Microsoft Flight Simulator (2020):
Desenvolvido pela Asobo Studio e lançado com o apoio da tecnologia da nuvem Azure, marcou o retorno triunfante da franquia. Oferece gráficos de última geração, mapeamento do mundo inteiro com base em dados reais, meteorologia dinâmica e suporte a realidade virtual.
2023 e Além
O Microsoft Flight Simulator 2024 foi anunciado, prometendo novos recursos, como missões focadas em diferentes carreiras aeronáuticas (resgates, transporte de cargas, etc.), e melhorias significativas na simulação.
Painel do simulador do Seneca PA34-220T
Eu sei porque aviões caem
Esta semana, enquando consertava o simulador de helicóptero de um renomado piloto, conversamos sobre acidentes. Nesta conversa eu citei uma frase que sempre cito " Eu sei por que aviões caem".
Neste vídeo é contada a história da morte de uma piloto youtuber e, infelizmente, ilustra o significado da minha frase.
Em 9:50, no vídeo, ela está comentando para uma postagem no Youtube, seu último voo com seu pai, quando morreram. Fica claro o porque eles morreram.
" Eu preciso dar meia-volta, de novo...
... Eu desliguei isso acidentalmente. Eu não sei como ligar de novo...
... Ola pessoal, eu rí muito vendo a mim mesma...
... Acidentalmente desliguei o 430 (GPS Garmin 430) e não sabia liga-lo denovo...
... Isso nunca havia acontecido comigo antes...
... Eu nem sabia, obviamente, como liga-lo denovo...
... Eu nunca o havia desligado...
... Eu morri de rir de mim mesma, sobre isso e minha reação a isso"
Reportagem da TV Record exibida em 23/02/2023 sobre o aumento de acidentes aéreos.
https://recordtv.r7.com/fala-brasil/exclusivo/videos/exclusivo-imprudencia-e-falta-de-treinamento-sao-os-principais-motivos-dos-acidentes-aereos-no-brasil-23022024
Simulador de voo rodando em um computador dos anos 80.
Simulador de hardware do GPS GNS-530 da Garmin
O GPS GNS 530 da Garmin é um avançado equipamento de navegação aérea amplamente utilizado em aeronaves, tanto em aviões quanto em helicópteros. Sua reputação é notória devido à precisão e facilidade de utilização que oferece. Entre suas características notáveis, incluem-se navegação via satélite, capacidade de comunicação por rádio, fornecimento de informações de tráfego aéreo, e muito mais. É uma ferramenta indispensável para pilotos que buscam aprimorar a segurança e eficiência de suas operações aéreas.
O treinamento com simuladores que incorporam o GNS-530 é essencial para dominar completamente suas funcionalidades. Como ilustração, podemos mencionar o simulador de helicóptero Esquilo AS350, que proporciona uma experiência imersiva e realista no manuseio do equipamento. Como parte desse esforço, desenvolvemos um conjunto de hardware e software que replica fielmente o GNS 530, elevando a qualidade do treinamento e aprofundando a imersão na simulação.
Uma das vantagens do Simulador do GPS GNS 530 é a sua capacidade de integração com softwares de simulação de voo, como X-Plane, Flight Simulation e Prepare3d. Isso possibilita a criação de experiências de simulação de voo de alta qualidade, aproximando ainda mais a prática da realidade.
Para aqueles que desejam adquirir uma unidade do Simulador do GPS GNS 530 ou obter mais informações, convidamos a entrar em contato através do e-mail erl4ever@gmail.com. Importante ressaltar que a fabricação é realizada mediante encomenda, assegurando que cada unidade atenda às necessidades e padrões específicos de nossos clientes.
Testando o protótipo da plataforma de motion para simulador de voo rodando no X-Plane 10.
Projeto de instrumentos para o simulador do Boeing 737 NG
Manutenção do simulador do CESSNA 182, na Universidade Anhembi Morumbi - SP
Manutenção do simulador - Teste após os reparos.
Autopilot (autothrottle) simulador do Boeing 7737NG
Testando o painel do simulador do Boeing 737NG
03/10/21 - Batendo asas novamente.
Simulador Piper Seneca V totalmente reformado. Hardware, software e mecânica.
Assim começa a configuração de um simulador do Airbus A320
Uau, fabuloso, fabuloso ! Conheci seu blog ontem e estou lendo os posts, tudo muito interessante ! Parabens, voce faz parte da Historia dos computadores brasileiros !
ResponderExcluirObrigado! Espero que se divirta.
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