03 fevereiro 2021

PROJETANDO SIMULADORES DE VOO


Nos últimos anos, dediquei-me ao projeto e desenvolvimento de simuladores de voo para treinamento de pilotos comerciais. Os simuladores voltados para a representação de grandes aeronaves, como o Boeing 737 e o Airbus A320, utilizavam o Microsoft Flight Simulator como o núcleo central da simulação.



A evolução do Microsoft Flight Simulator





Microsoft Flight Simulator é uma das franquias de simuladores de voo mais emblemáticas e longevas da história dos jogos e softwares de simulação. Sua trajetória começou em 1982 e atravessa várias décadas, evoluindo com a tecnologia e encantando entusiastas da aviação e pilotos virtuais. Aqui está um breve histórico:

Início (1982–1995)

  1. Microsoft Flight Simulator 1.0 (1982):
    Desenvolvido originalmente por Bruce Artwick e sua empresa subLOGIC, o software foi licenciado pela Microsoft e lançado para IBM PCs. Ele trazia gráficos simples em preto e branco e simulações rudimentares.

  2. Flight Simulator 2.0 (1984):
    Introduziu melhorias nos gráficos e em mecânicas de voo. Foram adicionados cenários básicos e simulação mais realista de instrumentos.

  3. Flight Simulator 3.0 e 4.0 (1988–1989):
    Melhoraram os gráficos e a interação com o ambiente. Foi nessa época que o simulador começou a permitir a personalização de cenários.

  4. Flight Simulator 5.0 (1993):
    Primeiro a usar gráficos em cores verdadeiras e dados de terreno baseados em mapas reais. Foi um marco para a imersão.

Evolução e Expansão (1995–2006)

  1. Flight Simulator 95 (1996) e Flight Simulator 98 (1997):
    Versões otimizadas para Windows 95 e Windows 98. Introduziram suporte a joystick e melhorias no controle de tráfego aéreo.

  2. Flight Simulator 2000 e 2002:
    Implementaram gráficos mais detalhados e sistemas avançados de aviação, incluindo cenários em 3D e controle de tráfego aéreo aprimorado.

  3. Flight Simulator 2004 ("A Century of Flight"):
    Comemorou 100 anos da aviação. Trouxe aeronaves históricas e cenários mais realistas, marcando um ponto alto da série.

  4. Flight Simulator X (2006):
    Um divisor de águas, com suporte a multiplayer, gráficos detalhados, e integração de missões para uma experiência mais envolvente. Tornou-se a referência em simulação de voo por muitos anos.

Hiato e Renascimento (2007–Presente)

  1. Hiato após FSX:
    Após o lançamento de FSX, a Microsoft encerrou o suporte à franquia em 2009, mas comunidades de fãs e desenvolvedores terceirizados mantiveram o simulador ativo.

  2. Microsoft Flight (2012):
    Tentativa de reinvenção, mas com um modelo de negócios free-to-play e foco em acessibilidade. Foi mal recebido por não atender às expectativas dos entusiastas hardcore.

  3. Microsoft Flight Simulator (2020):
    Desenvolvido pela Asobo Studio e lançado com o apoio da tecnologia da nuvem Azure, marcou o retorno triunfante da franquia. Oferece gráficos de última geração, mapeamento do mundo inteiro com base em dados reais, meteorologia dinâmica e suporte a realidade virtual.

2023 e Além

O Microsoft Flight Simulator 2024 foi anunciado, prometendo novos recursos, como missões focadas em diferentes carreiras aeronáuticas (resgates, transporte de cargas, etc.), e melhorias significativas na simulação.



Painel do simulador do Seneca PA34-220T








Eu sei porque aviões caem


Esta semana, enquando consertava o simulador de helicóptero de um renomado piloto, conversamos sobre acidentes. Nesta conversa eu citei uma frase que sempre cito " Eu sei por que aviões caem".

Neste vídeo é contada a história da morte de uma piloto youtuber e, infelizmente, ilustra o significado da minha frase.

Em 9:50, no vídeo, ela está comentando para uma postagem no Youtube, seu último voo com seu pai, quando morreram. Fica claro o porque eles morreram.


" Eu preciso dar meia-volta, de novo...

... Eu desliguei isso acidentalmente. Eu não sei como ligar de novo...

... Ola pessoal, eu rí muito vendo a mim mesma...

... Acidentalmente desliguei o 430 (GPS Garmin 430) e não sabia liga-lo denovo...

... Isso nunca havia acontecido comigo antes...

... Eu nem sabia, obviamente, como liga-lo denovo...

... Eu nunca o havia desligado...

... Eu morri de rir de mim mesma, sobre isso e minha reação a isso"



Reportagem da TV Record exibida em 23/02/2023 sobre o aumento de acidentes aéreos.


https://recordtv.r7.com/fala-brasil/exclusivo/videos/exclusivo-imprudencia-e-falta-de-treinamento-sao-os-principais-motivos-dos-acidentes-aereos-no-brasil-23022024



Consertando simulador de voo do Boeing 737 instalado na FUMEC em BH.


Após término da manutenção o simulador passou por testes de funcionamento




Testando simulador após a manutenção







Simulador de voo rodando em um computador dos anos 80.


Não trabalhei neste simulador, mas trabalhei no projeto do computador da época, o CP200.
Abaixo da TV está uma réplica que fiz, recentemente, deste computador.




Ao centro (abaixo da TV) o CP200 nanico



CP200 nanico



Simulador de hardware do GPS GNS-530 da Garmin


O GPS GNS 530 da Garmin é um avançado equipamento de navegação aérea amplamente utilizado em aeronaves, tanto em aviões quanto em helicópteros. Sua reputação é notória devido à precisão e facilidade de utilização que oferece. Entre suas características notáveis, incluem-se navegação via satélite, capacidade de comunicação por rádio, fornecimento de informações de tráfego aéreo, e muito mais. É uma ferramenta indispensável para pilotos que buscam aprimorar a segurança e eficiência de suas operações aéreas.

O treinamento com simuladores que incorporam o GNS-530 é essencial para dominar completamente suas funcionalidades. Como ilustração, podemos mencionar o simulador de helicóptero Esquilo AS350, que proporciona uma experiência imersiva e realista no manuseio do equipamento. Como parte desse esforço, desenvolvemos um conjunto de hardware e software que replica fielmente o GNS 530, elevando a qualidade do treinamento e aprofundando a imersão na simulação.

Uma das vantagens do Simulador do GPS GNS 530 é a sua capacidade de integração com softwares de simulação de voo, como X-Plane, Flight Simulation e Prepare3d. Isso possibilita a criação de experiências de simulação de voo de alta qualidade, aproximando ainda mais a prática da realidade.

Para aqueles que desejam adquirir uma unidade do Simulador do GPS GNS 530 ou obter mais informações, convidamos a entrar em contato através do e-mail erl4ever@gmail.com. Importante ressaltar que a fabricação é realizada mediante encomenda, assegurando que cada unidade atenda às necessidades e padrões específicos de nossos clientes.


Simulador do hardware do GPS GNS-530 da Garmin


Testando o protótipo da plataforma de motion para simulador de voo rodando no X-Plane 10.




Projeto de instrumentos para o simulador do Boeing 737 NG


Relógio

Gauges de temperatura e EGT



Manutenção do simulador do CESSNA 182, na Universidade Anhembi Morumbi - SP


Instrutor testando simulador

Manutenção do simulador - Teste após os reparos.




Autopilot (autothrottle) simulador do Boeing 7737NG


Testando o painel do simulador do Boeing 737NG



03/10/21 - Batendo asas novamente.




Simulador Piper Seneca V totalmente reformado. Hardware, software e mecânica.



Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Assim começa a configuração de um simulador do Airbus A320



Maquete do cockpit do Boeing 737

Ligando o helicóptero Esquilo AS350, no simulador de voo.

Ligando Airbus A320 no simulador

Pilotando Airbus A320 no simulador


Abaixo alguns projetos e momentos desta fase.


Simulador FTD do Airbus A320

Simulador AATD do PA34 Sêneca
Simulador do helicóptero AS350 B2 Esquilo

Na montagem e configuração do simulador do Boeing 737NG


Simulador do caça F16

Simulador do caça F16

Simulador do caça F16

Capacete e mascaras reais da United States Air Force (USAF) 




Uniforme oficial da United States Air Force (USAF)

Réplica do relógio Bell & Ross BR 01-94 Carbon

Simulador do Boeing 737NG

Instalação do simulador do Boeing 737NG na escola de aviação STS, no Rio de Janeiro


Estudando o Robinson 22

Cabine para o simulador do Robinson 22

Demonstrando os princípios de sustentação da asa

Voando com simulador do Simulador do helicóptero AS350 B2 Esquilo


Fogo nas turbinas e procedimentos de emergência no simulador do Airbus A320.
Situação de stress, mesmo sendo uma simulação.

Testando o pedestal do simulador do Boeing 737NG

Na Imprensa

Reportagem da Rede Record, usando o simulador do Airbus A320, explica o acidente em 24 de março de 2015 em que a aeronave caiu a cem quilômetros de Nice, nos Alpes Franceses.



Homenagem a minha avó materna.
Ela me fazia hélices de cabo de vassoura para meus aviões de madeira.


Um dia começou assim.




2 comentários:

  1. Uau, fabuloso, fabuloso ! Conheci seu blog ontem e estou lendo os posts, tudo muito interessante ! Parabens, voce faz parte da Historia dos computadores brasileiros !

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