quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Projetando Simuladores de Voo

Muito tempo dedicado a projetos e construção de simuladores de voo, usados para treinamento de pilotos comerciais.


EU SEI POR QUE AVIÕES CAEM

Nesta semana, enquando consertava o simulador de helicóptero de um renomado piloto, conversamos sobre acidentes. Nesta conversa eu citei uma frase que sempre cito " Eu sei por que aviões caem".

Neste vídeo é contada a história da morte de uma piloto youtuber e, infelizmente, ilustra o significado da minha frase.

Em 9:50, no vídeo, ela está comentando para uma postagem no Youtube, seu último voo com seu pai, quando morreram. Fica claro o porque eles morreram.


... Eu preciso dar meia-volta, de novo...

... Eu desliguei isso acidentalmente. Eu não sei como ligar de novo...

... Ola pessoal, eu rí muito vendo a mim mesma...

... Acidentalmente desliguei o 430 (GPS Garmin 430) e não sabia liga-lo denovo...

... Isso nunca havia acontecido comigo antes...

... Eu nem sabia, obviamente, como liga-lo denovo...

... Eu nunca o havia desligado...

... Eu morri de rir de mim mesma, sobre isso e minha reação a isso.



Reportagem da TV Record exibida em 23/02/2023 sobre o aumento de acidentes aéreos.


https://recordtv.r7.com/fala-brasil/exclusivo/videos/exclusivo-imprudencia-e-falta-de-treinamento-sao-os-principais-motivos-dos-acidentes-aereos-no-brasil-23022024


Uma história pessoal:

Quando ainda trabalhava em uma fábrica de simuladores, certa vez, recebi uma chamada em meu telefone pessoal às 20:00h. Era de uma renomada escola de aviação do interior de São Paulo, que possuía um simulador do Airbus A320 fabricado por nós.

Um instrutor reclamava sobre o mau funcionamento do simulador, alegando que nenhum dos monitores do painel estava acendendo. Ele afirmou que estava em pleno funcionamento e, de repente, os monitores se apagaram.

Dirigi-me até a escola e cheguei lá por volta das 8:40h, mas não encontrei ninguém no simulador, pois os alunos e o instrutor haviam saído para jantar. Após verificar que o simulador estava ligado e respondendo aos comandos, percebi que o controle de brilho dos displays (UPER DUs) estava totalmente virado para a esquerda. Bastou ajustá-lo para a direita, e os displays acenderam.

Restaurei o controle para a posição original e aguardei o retorno dos alunos e do instrutor. Quando eles voltaram, imediatamente se sentaram nos assentos de piloto e co-piloto e, de maneira descontraída, começaram a interagir com o simulador. Ao retornar o instrutor, solicitei que me informasse sobre como o problema teria ocorrido, mas ele não soube responder. Foi nesse momento que ajustei o brilho dos displays, e, surpreso, ele simplesmente perguntou: "Era só isso?".

Em resumo, o instrutor desconhecia a existência de um controle de brilho dos displays no painel da aeronave A320, e alguém, de maneira brincalhona ou inadvertida, o havia ajustado para a esquerda.


Controles da cabine do A320



Consertando simulador de voo do Boeing 737 instalado na FUMEC em BH.


Após término da manutenção o simulador passou por testes de funcionamento





Testando simulador após a manutenção







Simulador de voo rodando em um computador dos anos 80.


Não trabalhei neste simulador, mas trabalhei no projeto do computador da época, o CP200.
Abaixo da TV está uma réplica que fiz, recentemente, deste computador.




Ao centro (abaixo da TV) o CP200 nanico



CP200 nanico



Simulador de hardware do GPS GNS-530 da Garmin


O GPS GNS 530 da Garmin é um avançado equipamento de navegação aérea amplamente utilizado em aeronaves, tanto em aviões quanto em helicópteros. Sua reputação é notória devido à precisão e facilidade de utilização que oferece. Entre suas características notáveis, incluem-se navegação via satélite, capacidade de comunicação por rádio, fornecimento de informações de tráfego aéreo, e muito mais. É uma ferramenta indispensável para pilotos que buscam aprimorar a segurança e eficiência de suas operações aéreas.

O treinamento com simuladores que incorporam o GNS-530 é essencial para dominar completamente suas funcionalidades. Como ilustração, podemos mencionar o simulador de helicóptero Esquilo AS350, que proporciona uma experiência imersiva e realista no manuseio do equipamento. Como parte desse esforço, desenvolvemos um conjunto de hardware e software que replica fielmente o GNS 530, elevando a qualidade do treinamento e aprofundando a imersão na simulação.

Uma das vantagens do Simulador do GPS GNS 530 é a sua capacidade de integração com softwares de simulação de voo, como X-Plane, Flight Simulation e Prepare3d. Isso possibilita a criação de experiências de simulação de voo de alta qualidade, aproximando ainda mais a prática da realidade.

Para aqueles que desejam adquirir uma unidade do Simulador do GPS GNS 530 ou obter mais informações, convidamos a entrar em contato através do e-mail erl4ever@gmail.com. Importante ressaltar que a fabricação é realizada mediante encomenda, assegurando que cada unidade atenda às necessidades e padrões específicos de nossos clientes.


Simulador do hardware do GPS GNS-530 da Garmin


Testando o protótipo da plataforma de motion para simulador de voo rodando no X-Plane 10.




Projeto de instrumentos para o simulador do Boeing 737 NG


Relógio

Gauges de temperatura e EGT



Manutenção do simulador do CESSNA 182, na Universidade Anhembi Morumbi - SP


Instrutor testando simulador

Manutenção do simulador - Teste após os reparos.




Autopilot (autothrottle) simulador do Boeing 7737NG


Testando o painel do simulador do Boeing 737NG



03/10/21 - Batendo asas novamente.




Simulador Piper Seneca V totalmente reformado. Hardware, software e mecânica.


Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V


Simulador Piper Seneca V

Assim começa a configuração de um simulador do Airbus A320



Maquete do cockpit do Boeing 737

Ligando o helicóptero Esquilo AS350, no simulador de voo.

Ligando Airbus A320 no simulador

Pilotando Airbus A320 no simulador


Abaixo alguns projetos e momentos desta fase.


Simulador FTD do Airbus A320

Simulador AATD do PA34 Sêneca
Simulador do helicóptero AS350 B2 Esquilo

Na montagem e configuração do simulador do Boeing 737NG


Simulador do caça F16

Simulador do caça F16

Simulador do caça F16








Simulador do Boeing 737NG

Instalação do simulador do Boeing 737NG na escola de aviação STS, no Rio de Janeiro


Estudando o Robinson 22

Cabine para o simulador do Robinson 22

Demonstrando os princípios de sustentação da asa

Voando com simulador do Simulador do helicóptero AS350 B2 Esquilo

Desenvolvendo plataforma de motion para simulador



Fogo nas turbinas e procedimentos de emergência no simulador do Airbus A320.
Situação de stress, mesmo sendo uma simulação.

Testando o pedestal do simulador do Boeing 737NG

Na Imprensa

Reportagem da Rede Record, usando o simulador do Airbus A320, explica o acidente em 24 de março de 2015 em que a aeronave caiu a cem quilômetros de Nice, nos Alpes Franceses.



Homenagem a minha avó materna. Ela me fazia hélices de cabo de vassoura para meus aviões de madeira.


Um dia começou assim.




2 comentários:

  1. Uau, fabuloso, fabuloso ! Conheci seu blog ontem e estou lendo os posts, tudo muito interessante ! Parabens, voce faz parte da Historia dos computadores brasileiros !

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