03 fevereiro 2021

PROJETANDO SIMULADORES DE VOO

Muito tempo dedicado a projetos e construção de simuladores de voo, usados para treinamento de pilotos comerciais.


Painel do simulador do Seneca PA34-220T








Eu sei porque aviões caem

Esta semana, enquando consertava o simulador de helicóptero de um renomado piloto, conversamos sobre acidentes. Nesta conversa eu citei uma frase que sempre cito " Eu sei por que aviões caem".

Neste vídeo é contada a história da morte de uma piloto youtuber e, infelizmente, ilustra o significado da minha frase.

Em 9:50, no vídeo, ela está comentando para uma postagem no Youtube, seu último voo com seu pai, quando morreram. Fica claro o porque eles morreram.


" Eu preciso dar meia-volta, de novo...

... Eu desliguei isso acidentalmente. Eu não sei como ligar de novo...

... Ola pessoal, eu rí muito vendo a mim mesma...

... Acidentalmente desliguei o 430 (GPS Garmin 430) e não sabia liga-lo denovo...

... Isso nunca havia acontecido comigo antes...

... Eu nem sabia, obviamente, como liga-lo denovo...

... Eu nunca o havia desligado...

... Eu morri de rir de mim mesma, sobre isso e minha reação a isso"



Reportagem da TV Record exibida em 23/02/2023 sobre o aumento de acidentes aéreos.


https://recordtv.r7.com/fala-brasil/exclusivo/videos/exclusivo-imprudencia-e-falta-de-treinamento-sao-os-principais-motivos-dos-acidentes-aereos-no-brasil-23022024



Consertando simulador de voo do Boeing 737 instalado na FUMEC em BH.


Após término da manutenção o simulador passou por testes de funcionamento




Testando simulador após a manutenção







Simulador de voo rodando em um computador dos anos 80.


Não trabalhei neste simulador, mas trabalhei no projeto do computador da época, o CP200.
Abaixo da TV está uma réplica que fiz, recentemente, deste computador.




Ao centro (abaixo da TV) o CP200 nanico



CP200 nanico



Simulador de hardware do GPS GNS-530 da Garmin


O GPS GNS 530 da Garmin é um avançado equipamento de navegação aérea amplamente utilizado em aeronaves, tanto em aviões quanto em helicópteros. Sua reputação é notória devido à precisão e facilidade de utilização que oferece. Entre suas características notáveis, incluem-se navegação via satélite, capacidade de comunicação por rádio, fornecimento de informações de tráfego aéreo, e muito mais. É uma ferramenta indispensável para pilotos que buscam aprimorar a segurança e eficiência de suas operações aéreas.

O treinamento com simuladores que incorporam o GNS-530 é essencial para dominar completamente suas funcionalidades. Como ilustração, podemos mencionar o simulador de helicóptero Esquilo AS350, que proporciona uma experiência imersiva e realista no manuseio do equipamento. Como parte desse esforço, desenvolvemos um conjunto de hardware e software que replica fielmente o GNS 530, elevando a qualidade do treinamento e aprofundando a imersão na simulação.

Uma das vantagens do Simulador do GPS GNS 530 é a sua capacidade de integração com softwares de simulação de voo, como X-Plane, Flight Simulation e Prepare3d. Isso possibilita a criação de experiências de simulação de voo de alta qualidade, aproximando ainda mais a prática da realidade.

Para aqueles que desejam adquirir uma unidade do Simulador do GPS GNS 530 ou obter mais informações, convidamos a entrar em contato através do e-mail erl4ever@gmail.com. Importante ressaltar que a fabricação é realizada mediante encomenda, assegurando que cada unidade atenda às necessidades e padrões específicos de nossos clientes.


Simulador do hardware do GPS GNS-530 da Garmin


Testando o protótipo da plataforma de motion para simulador de voo rodando no X-Plane 10.




Projeto de instrumentos para o simulador do Boeing 737 NG


Relógio

Gauges de temperatura e EGT



Manutenção do simulador do CESSNA 182, na Universidade Anhembi Morumbi - SP


Instrutor testando simulador

Manutenção do simulador - Teste após os reparos.




Autopilot (autothrottle) simulador do Boeing 7737NG


Testando o painel do simulador do Boeing 737NG



03/10/21 - Batendo asas novamente.




Simulador Piper Seneca V totalmente reformado. Hardware, software e mecânica.



Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Simulador Piper Seneca V

Assim começa a configuração de um simulador do Airbus A320



Maquete do cockpit do Boeing 737

Ligando o helicóptero Esquilo AS350, no simulador de voo.

Ligando Airbus A320 no simulador

Pilotando Airbus A320 no simulador


Abaixo alguns projetos e momentos desta fase.


Simulador FTD do Airbus A320

Simulador AATD do PA34 Sêneca
Simulador do helicóptero AS350 B2 Esquilo

Na montagem e configuração do simulador do Boeing 737NG


Simulador do caça F16

Simulador do caça F16

Simulador do caça F16

Capacete e mascaras reais da United States Air Force (USAF) 




Uniforme oficial da United States Air Force (USAF)

Réplica do relógio Bell & Ross BR 01-94 Carbon

Simulador do Boeing 737NG

Instalação do simulador do Boeing 737NG na escola de aviação STS, no Rio de Janeiro


Estudando o Robinson 22

Cabine para o simulador do Robinson 22

Demonstrando os princípios de sustentação da asa

Voando com simulador do Simulador do helicóptero AS350 B2 Esquilo


Fogo nas turbinas e procedimentos de emergência no simulador do Airbus A320.
Situação de stress, mesmo sendo uma simulação.

Testando o pedestal do simulador do Boeing 737NG

Na Imprensa

Reportagem da Rede Record, usando o simulador do Airbus A320, explica o acidente em 24 de março de 2015 em que a aeronave caiu a cem quilômetros de Nice, nos Alpes Franceses.



Homenagem a minha avó materna.
Ela me fazia hélices de cabo de vassoura para meus aviões de madeira.


Um dia começou assim.




2 comentários:

  1. Uau, fabuloso, fabuloso ! Conheci seu blog ontem e estou lendo os posts, tudo muito interessante ! Parabens, voce faz parte da Historia dos computadores brasileiros !

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