16 fevereiro 2017

RELÓGIOS, EU ADORO RELÓGIOS



Desde adolescente adoro relógios e constantemente me vejo olhando vitrines a procura de algum interessante. Quer me dar um presente? Me dê um relógio de pulso! Meu primeiro relógio digital, em meados da década de 70 foi um modelo a LED cujos dígitos acendiam ao se tocar a moldura do display.
Lembro que o primeiro relógio digital que vi foi no pulso do apresentador Silvio Santos, que fez questão de exibir a novidade em um de seus programas. 

Recentemente construí 4 relógios, um de prateleira, um rádio relógio e dois de pulso. 

O modelo retro-pós-moderno 


Este é minha última criação, construído com um microcontrolador da linha Attiny.

O intuito foi usar componentes normais ( não os minúsculos SMDs ), deixa-los aparente e mesmo assim manter o relógio com um tamanho de um relógio de pulso médio. Alguns truques de design eletrônico e programação foram usados a fim de minimizar o número de componentes, otimizar o consumo e permitir a miniaturização, como multiplex de segmento e não de dígitos e um único resistor limitador de correntes dos segmentos.





O aspecto retrô do mostrador ficou por conta do minúsculo display bubble da HP lembrando o design dos relógios de pulso pioneiros e das calculadoras científicas da década de 70. 



Em desenvolvimento



Componentes e placas

Componentes e placas

Vídeo em funcionamento

Vídeo em funcionamento




Meu design foi usado como watch face para Smartwatch Antroid:

Full Anrroid Watch Faces





Modelo Steampunk



Este outro, irmão mais velho dele, remete ao estilo Steampunk e foi construído em madeira, latão, cobre, couro e vidro. O circuito, diferente do modelo acima que foi construído, foi aproveitado de um relógio digital de LED baratinho, destes vendidos em camelô.


Os dois irmãos


Em um pulso feminino

Partes do modelo steampunk






Alguns modelos comerciais




Space Odissey

Amazfit GTR

Nibosi

Casio



Aqua do presidente

Ferrari

Citizen Aqualand 2

Casio Casino Royale

Startrek (presente de amigo Fábio Trevisan)

Blue Angels

Blue Angels



Radio Relógio Steampunk


Este rádio-relógio construí aproveitando componentes de outros aparelhos e alguns itens domésticos. As cornetas de som são copos de sorvete Sundae, a caixa de madeira era um porta-bijuterias da minha esposa, as teclas são botões de latão, e assim por diante.

O relógio possui displays com tubos Nixie da década de 60 e também é controlado por um microcontrolador. Ele reproduz música a partir de pendrive, cartão SD, CD e Rádio FM, além de funcionar como despertador.





Testes com o circuito e tubos Nixie












Na cabeceira de minha cama


Relógio de prateleira



Este, de prateleira, foi inspirado no relógio derretido de Salvador Dali.




Imagem da internet


Utiliza um mecanismo padrão de relógios de parede, com uma modificação para que os ponteiros andem no sentido anti-horário.


Outra inspiração foi a música Time do LP Dark Side of the Moon do Pink Floyd. A etiqueta do disco também foi refeita e derretida.













Um comentário:

  1. Showwww ,showwww seus relogios ! Tambem amo relogios, principalmente esses digitais e os automaticos. Tenho hoje em dia tambem um Casio WR tipo calculadora, tipo o que tive nos anos 80. Lembro que o primeiro digital que vi foi do meu Professor de Educacao Fisica no Colegio Marista, por volta de 1980, era de display vermelho que so apareciam os numeros quando pressionado um botao, mas na epoca era o top dos tops.

    ResponderExcluir