sexta-feira, 27 de março de 2009

Gadgets com microcontroladores AVR

Ultimamente, estou viciado em projetos utilizando microcontroladores AVR. São poderosos, versáteis, fáceis de encontrar e principalmente baratos.

Hoje com os compiladores BASIC e C, a programação e utilização está praticamente ao alcançe de todos os entusiastas em eletrônica.

Nas minhas pesquisas na NET deu para juntar uma série de projetos e gadgets bastante interessantes e a maioria de baixíssimo custo.

Aqui estão alguns deles:

Osciloscópio terminal

Muitas vezes precisamos de uma forma rápida e prática de visualizar os dados enviados pelos nosso projetos através da interface serial, ou seja para debug, ou para visualizar dados adquiridos de algum sensor ou interface.

Na maioria das vezes, pensamos em enviar os dados para um display LCD. O LCD tem uma capacidade limitada, com relação ao número de caracteres a serem mostrados.

O este projeto apresenta uma forma prática e funcional para a visualização de dados da serial.
Ele apresenta os dados em uma tela de osciloscópio comum, podendo ser facilmente construído e incorporado aos instrumentos de sua bancada.

http://www.dutchtronix.com/TerminalH2-0.htm

TV Terminal


Na mesma linha do projeto anterior este aqui envia os sinais para uma TV comum ou monitor com entrada de vídeo composto.
Além de mostrar os dados recebidos pela serial, este projeto implementa uma interface para teclado PS/2, enviando os caracteres teclados pela mesma serial.

É um terminal completo e compacto, costruído com apenas um ATMEGA8 e alguns componentes passivos.

http://www.serasidis.gr/circuits/TV_terminal/Small_TV_terminal.htm

Gravador USB para a linha AVR


Existem vários gravadores para microcontroladores AVR na net. Alguns usam a interface serial RS232, outros usam interface USB.
A maioria dos novos computadores não possuem mais interface serial, o que nos obriga a utilizar adaptadores USB > RS232 para "tentar" usar os gravadores que utilizam a interface serial RS232. Quando esta adaptação funciona, o processo de gravação é, por vezes, muito lento.
Alguns gravadores, utilizam a interface USB, porém, seus circuitos são projetados em cima de controladores que possuem interface USB na sua arquitetura. Estes controladores são difíceis de encontrar e seu preço, as vezes, proibitivo.
O Projeto do gravador a seguir utiliza um ATMEGA8, cuja interface USB foi implementada por software. O circuito utiliza poucos componentes, é bastante compacto e de custo bastante convidativo.
Ele utiliza o software AVRDUDE, bastante popular, para a gravaçao. Este software tem o inconveniênte de ser operado por linha de comando, porém existem várias GUIs disponíveis na net.

http://www.fischl.de/usbasp/


Scanalogic, um analizador lógico com excelente performance e um minúsculo circuito


Um excelente analizador lógico, baseado num Atmega16, com taxa de amostragem de até 4 milhões por segundo, que funciona conectado a uma interface serial RS232 do pc ou através de um adapatador USB > RS232.

Para baixar os arquivos é necessário fazer um cadastro gratúito no site do desenvolvedor.

http://www.ikalogic.com/scanalogic_home.php

2 comentários:

  1. Olá
    Eu tenho mais de 50 e lembro de algumas estórias e de alguns artigos publicados pela Nova Eletronica, a do LIRPA e do LIRPA GT me lembro co se fosse hoje, realmente era um absurdo.
    Fiquei muito contente que estas estórias tenham sido publicadas, pelo menos ficarão registradas em algum lugar.

    Seria interessante se encontrassemos essas antigas publicações na rede, jã procurei e continuo procurando.

    Um forte abraço atodos e obrigado pelas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. rcolman, no blog do Picco: http://blogdopicco.blogspot.com.br/2013/03/revista-nova-eletronica.html você pode baixar quase todos os exemplares da Revista Nova Eletrônica.

    Abraço !

    ResponderExcluir